Como escrever no Blog

Se você quiser escrever no blog, é só mandar texto, foto ou vídeo para os emails abaixo...
psf.perpetuo@hotmail.com ou f_velasques@yahoo.com.br
Seja amigo(a) do PSF Perpétuo no Orkut!

Seguidores

sábado, 10 de abril de 2010

Meningite

Na última 6ª feira pela manhã, ao chegar ao Posto, fomos surpreendidos por uma notícia ao mesmo tempo triste e alarmante. Duas crianças haviam falecido por meningite (ambas moradoras de áreas adscritas às equipes de nossa Unidade); sendo que uma das crianças era aluna de uma escola das proximidades.

Imediatamente as Equipes de PSF entraram em contato com a escola e, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde (SMST), por meio da Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE), iniciamos os procedimentos de orientações aos pais e professores, além da profilaxia para os contactantes íntimos. As Enfermeiras Hezil (PSF Perpétuo), Flávia e Mirela (PSF Rosário) e a Residente de Enfermagem Daniele trabalharam o dia todo e foram fundamentais nesse processo!

Aos familiares e amigos das crianças que nos deixaram tão precocemente, nossos sinceros e solidários sentimentos.

A seguir, um breve resumo sobre Meningite.


O termo meningite corresponde ao processo inflamatório das meninges. Apesar da causa mais comum ser infecciosa (através de bactérias, vírus ou fungos), alguns agentes químicos e mesmo células tumorais podem provocar meningite.

A meningite bacteriana é uma doença grave, que deve ser tratada como emergência clínica. Pacientes que recebem o diagnóstico e o tratamento adequado tem bom prognóstico (cerca de 90% de chance de cura).

Meningite meningocócica

A meningite meningocócica é um dos tipos de meningite bacteriana que apresenta maior gravidade. O seu agente causal é a bactéria Neisseria meningitidis.

Sintomas

Inicialmente os sintomas resultam da infecção e a seguir do aumento na pressão intracraniana, podendo cursar com:

Manifestações Clínicas

O quadro clínico da meningite bacteriana varia um pouco de acordo com a faixa etária. Em recém-nascidos, os sinais e sintomas se apresentam a partir da baixa ou alta temperatura, letargia, recusa em amamentar ou pouca força ao sugar, moleira alta, irritabilidade, pele azulada (cianose) ou amarelada (icterícia), dificuldade para respirar e convulsões. Em bebês de um a vinte e quatro meses, as manifestações tornam-se um pouco mais específicas, notando-se febre alta, irritabilidade, latargia, vômitos, moleira alta e convulsões.

Complicações e sequelas

A meningite pode causar inúmeras complicações e sequelas neurológicas, como epilepsia, infartos cerebrais e retardo mental em crianças e de perda da audição. Por esse motivo o tratamento precisa ser rápido.


Diagnóstico

Para o diagnóstico é primordial a realização de exames de sangue e punção lombar para coleta de líquor (Liquido Cefalorraquidiano), sendo este de maior importância.


Tratamento

Para uma maior eficiência, o tratamento deve ser específico para o agente etiológico envolvido. No caso de meningites virais não há tratamento específico, mas essas tendem a ser infecções menos graves e auto-limitadas. Para as infecções bacterianas o tratamento deve ser o mais rápido possível, pois a doença pode levar a morte ou a seqüelas neurológicas graves em pouquíssimo tempo.

A eficiência do tratamento específico costuma ser muito boa, exceto em pacientes imunossuprimidos.

Vacinação

Existem dois tipos de vacinas contra o meningococo; nenhuma delas está disponível no SUS:

  • Vacinas polissacáridas, mais antigas, eficazes apenas a partir dos 2 anos de idade. Não cobrem a faixa etária de maior incidência da doença, não induzindo memória imunológica prolongada. São vacinas polivalentes contra os sorotipos A,C,Y e W135. A sua utilização é recomendada a viajantes para áreas hiperendémicas e em situação de surto.
  • Vacinas conjugadas, desde 2001, com eficácia a partir dos 2 meses de idade, induzindo memória imunológica prolongada e destinadas ao sorotipo C.

O sorotipo B não induz resposta imunológica protetora, não havendo ainda vacina disponível.


Dr. Filipe Velasques - Médico do PSF Perpétuo

fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário