Como escrever no Blog

Se você quiser escrever no blog, é só mandar texto, foto ou vídeo para os emails abaixo...
psf.perpetuo@hotmail.com ou f_velasques@yahoo.com.br
Seja amigo(a) do PSF Perpétuo no Orkut!

Seguidores

terça-feira, 27 de abril de 2010

Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, popularmente conhecida como Pressão Alta, foi nesta segunda-feira, dia 26/04/2010. A doença é silenciosa e quase não apresenta sintomas. Para chamar a atenção da população, as Equipes dos PSF do Perpétuo e do Rosário organizaram um passeio com alguns moradores até o Parque Nacional da Serra dos Órgãos com o objetivo de promover saúde e mostrar que a adoção de um estilo de vida mais saudável, com exercícios físicos e alimentação balanceada são os melhores “remédios” para nossa vida!

É importante prevenir! Por ser uma doença silenciosa, daqui a alguns anos, se não nos cuidarmos agora, podemos ter complicações. As pessoas não atentam para as condições de risco, como ter parente hipertenso, fumar, ou ingerir bebida alcoólica em excesso. A alimentação é outro ponto importante. Devemos dar preferência para frutas, legumes, verduras, carnes magras, e cereais integrais. Os alimentos industrializados apresentam quantidades de sal e gordura muito elevadas.

Epidemiologia

Os últimos estudos no Brasil mostram aproximadamente 30% de indivíduos hipertensos. As mortes por doença cardiovascular no Brasil chegam a 27,4% destes indivíduos. Cerca de 40% da mortalidade devida a Acidente Vascular Cerebral (AVC) é atribuida à hipertensão. Para o Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) este risco está na faixa de 25%.

Fatores de Risco

São fatores de risco conhecidos para hipertensão:

  • Idade: Aumenta o risco com o aumento da idade.
  • Sexo: Até os 50 anos, mais homens que mulheres desenvolvem hipertensão. Após os 50 anos o risco se iguala.
  • Etnia: Mulheres afrodescendentes tem risco maior de hipertensão que mulheres caucasianas.
  • Nível sócio-econômico: Classes de menor nível sócio-econômico tem maior chance de desenvolver hipertensão.
  • Consumo de sal: Quanto maior o consumo de sal, maior o risco da doença.
  • Consumo de álcool: O consumo elevado está associado a aumento de risco. O consumo moderado e leve tem efeito controverso, não homogêneo para todas as pessoas.
  • Obesidade: A presença de obesidade aumenta o risco de hipertensão.
  • Sedentarismo: O baixo nível de atividade física aumenta o risco da doença.

Sintomas

A hipertensão arterial é considerada uma doença silenciosa, pois na maioria dos casos não são observados quaisquer sintomas no paciente. Quando estes ocorrem, são vagos e comuns a outras doenças, tais como dor de cabeça, tonturas, cansaço, enjôos, falta de ar e sangramentos nasais. Esta falta de sintomas pode fazer com que o paciente esqueça de tomar o seu medicamento ou até mesmo questione a sua necessidade, o que leva a grande número de complicações.

Complicações

A hipertensão arterial é um dos fatores envolvidos em uma série de doenças. Entre outras, as doenças abaixo são provocadas, antecipadas ou agravadas pela hipertensão arterial.

  • Cardíaca -Angina de peito, Infarto Agudo do Miocárdio, Cardiopatia hipertensiva e Insuficiência cardíaca.
  • Cerebral - Acidente vascular cerebral, Demência vascular.
  • Renal -Nefropatia hipertensiva e Insuficiência renal.
  • Ocular - Retinopatia hipertensiva.
Causas

Na grande maioria dos casos a Hipertensão Arterial é considerada 'essencial', isto é, ela é uma doença por si mesma. Em 95% dos casos a causa da doença é desconhecida e, em 70% dos casos, é favorecida pela herança genética.

Tratamento

Embora não exista cura para a Hipertensão Arterial, é possível um controle eficaz, baseado tanto na reformulação de hábitos de vida, quanto em medicação, permitindo ao paciente uma melhor qualidade de vida. Certas medidas não relacionadas a medicamentos são úteis no manejo da Hipertensão Arterial, tais como:

§ Moderação do consumo de sal e álcool;

§ Aumento do consumo de alimentos ricos em potássio;

§ Prática regular de atividade física;

§ Praticar atividades que ajudem na redução do stress;

§ Manutenção do peso ideal (IMC entre 20 e 25);

§ Minimizar o uso de medicamentos que possam aumentar a pressão arterial, como anticoncepcionais orais e anti-inflamatórios.


texto: Dr. Filipe Velasques (Médico do PSF Perpétuo) e Wikipedia
fotos: Dr. Filipe Velasques

Um comentário:

  1. Olá blogueiro!
    O número de pessoas com hipertensão no Brasil aumentou de 21,5%, em 2006, para 24,4%, em 2009. A hipertensão é uma doença silenciosa e ataca todas as faixas etárias. Por isso, junte-se à campanha de combate e controle da hipertensão do Ministério da Saúde. Você pode ajudar na conscientização da população por meio do material de campanha que disponibilizamos para download.
    Caso se interesse, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br
    Obrigado!
    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir