Como escrever no Blog

Se você quiser escrever no blog, é só mandar texto, foto ou vídeo para os emails abaixo...
psf.perpetuo@hotmail.com ou f_velasques@yahoo.com.br
Seja amigo(a) do PSF Perpétuo no Orkut!

Seguidores

terça-feira, 26 de maio de 2009

Você conhece a Medicina de Família e Comunidade?

Você conhece a Medicina de Família e Comunidade?
Não? Então, convidamos você a conhecer essa especialidade e o que ela pode fazer pela sua saúde e pela saúde da sua família. Temos certeza que ela interessa a você, a seus filhos, a seus pais, aos seus avós, à sua família! Queremos muito que você nos conheça um pouco melhor.

Você já está acostumado com várias especialidades médicas. E, há muitos especialistas! Médicos especialistas em partes do corpo (em problemas do coração, dos rins, do estômago)... Outros, em grupos de doenças (doenças infecciosas, em doenças do sangue, doenças mentais)... Alguns médicos são especializados em determinadas técnicas (Raios X, ultrassom, exames de laboratório, cirurgia cardíaca…). Outros são em idades específicas (médicos de crianças, de idosos…)

Todos esses especialistas são importantes e necessários,
Mas…

Como você sabe, as doenças nunca vêm sozinhas, aparecem sempre numa pessoa. E são as pessoas que adoecem ou se mantêm saudáveis. Por isso, precisamos de médicos especializados em cuidar da pessoa no seu conjunto. O médico de família sabe muito sobre as principais doenças e problemas de saúde que afetam as pessoas: o tipo de doenças, órgãos ou técnicas. E pode atender pessoas de ambos os sexos, idade ou estado de saúde. Mas, principalmente, conhece a pessoa inteira: é capaz de tratar o todo e não apenas uma parte! O médico de família é o especialista em pessoas…

Em pessoas e na família…
Todas as pessoas têm uma família. Muitas vezes, vivem com ela. A família é muito importante na prevenção e no tratamento de muitas doenças. Algumas doenças podem afetar toda a família… Uma pessoa doente em casa sempre influencia o restante da família. E, muitas vezes, é tão difícil lidar com isso que outras pessoas da família adoecem. Às vezes, a família toda fica doente.... Por isso, o médico de família, especialista em pessoas, leva sempre em conta a família quando atende um dos seus membros.

Mas, além disso, as pessoas vivem e adoecem de acordo com o meio e o ambiente social em que vivem.

Existem diferenças no tipo de doenças e na forma de enfrentar as doenças entre os diferentes grupos sociais. As pessoas que vivem num bairro, as que nasceram numa comunidade ou que vieram de outra, não adoecem da mesma coisa, nem da mesma maneira. A comunidade na qual vivemos tem influência na nossa saúde. A comunidade deveria participar nas decisões de saúde.

O médico de família é, então, um médico especializado nos cuidados de saúde das pessoas, que pertencem a uma família e vivem numa determinada comunidade.
Por isso, a nossa especialidade chama-se: Medicina de Família e Comunidade. Cuidamos de pessoas e de suas famílias de forma contínua e permanente, não de forma pontual, mas ao longo da sua vida… Desde a infância até à velhice.

Somos aqueles médicos de referência que podem ajudar num momento de dúvida, de necessidade, de opinião quanto ao que fazer e a quem procurar. Como conhecemos bem nossos pacientes, sabemos com mais facilidade se o problema é grave ou não, se é preciso fazer exames e quais fazer ou mesmo se é preciso procurar a opinião de um outro especialista.
(Adaptado de texto divulgado na forma de um caderno para a comunidade, profissionais de saúde e mídia - SBMFC - 2006)

Nenhum comentário:

Postar um comentário