Como escrever no Blog

Se você quiser escrever no blog, é só mandar texto, foto ou vídeo para os emails abaixo...
psf.perpetuo@hotmail.com ou f_velasques@yahoo.com.br
Seja amigo(a) do PSF Perpétuo no Orkut!

Seguidores

domingo, 24 de maio de 2009

Saúde da Família

A Saúde da Família é uma estratégia de reorientação do modelo de assistência à saúde, mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. Estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada. As equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais freqüentes, e na manutenção da saúde desta comunidade. A responsabilidade pelo acompanhamento das famílias coloca para as equipes saúde da família a necessidade de ultrapassar os limites tradicionalmente definidos para a atenção básica no Brasil, especialmente no contexto do SUS.
A estratégia de Saúde da Família é um projeto dinamizador do SUS, iniciado em 1994 e que vem apresentando um crescimento expressivo nos últimos anos. A Saúde da Família como estratégia estruturante dos sistemas municipais de saúde também busca maior racionalidade na utilização dos demais níveis de assistência e tem produzido resultados positivos nos principais indicadores de saúde das populações assistidas pelas equipes saúde da família.

Equipes de Saúde da Família

As equipes são compostas, no mínimo, por um médico de família, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e 6 agentes comunitários de saúde. Quando ampliada, conta ainda com um dentista, um auxiliar de consultório dentário e um técnico em higiene dental.
Cada equipe se responsabiliza pelo acompanhamento de cerca de 3 mil pessoas ou de mil famílias de uma determinada área, e estas passam a ter co-responsabilidade no cuidado à saúde. A atuação das equipes ocorre principalmente nas unidades básicas de saúde, nas residências e na mobilização da comunidade. Caracteriza-se como porta de entrada de um sistema hierarquizado e regionalizado de saúde; por ter território definido, com uma população delimitada, sob a sua responsabilidade; por intervir sobre os fatores de risco aos quais a comunidade está exposta; por prestar assistência integral, permanente e de qualidade; por realizar atividades de educação e promoção da saúde.
E, ainda, por estabelecer vínculos de compromisso e de co-responsabilidade com a população; por estimular a organização das comunidades para exercer o controle social das ações e serviços de saúde; por utilizar sistemas de informação para o monitoramento e a tomada de decisões; por atuar de forma intersetorial, por meio de parcerias estabelecidas com diferentes segmentos sociais e institucionais.
(texto adaptado do site do MS/DAB)

2 comentários:

  1. Sandra-PSF Q. Lebrão26 de maio de 2009 às 07:03

    ´Vcs estão REALMENTE de Parabéns!!!! que foto é aquela...do início?!! maravilhosa! quando se faz com paixão...é nisso que dá! que Deus os abençoe para que continuem SEMPRE assim. Beijos!!!

    ResponderExcluir
  2. Sou ACS/PSF MANGUINHOS RJ. GOSTEI MUITO DESTE BLOG, NÃO SEI LIDAR MUITO COM COMPUTADOR MAS NA MEDIDA DO POSSÍVEL VOU DIVULGAR-LHES.

    PS. MANDE UM ABRAÇO P/DR. FILIPE E ANDREA, TRABALHEI COM ELE AQUI NO RJ

    ResponderExcluir