Como escrever no Blog

Se você quiser escrever no blog, é só mandar texto, foto ou vídeo para os emails abaixo...
psf.perpetuo@hotmail.com ou f_velasques@yahoo.com.br
Seja amigo(a) do PSF Perpétuo no Orkut!

Seguidores

sábado, 27 de março de 2010

Ação Educativa no Perpétuo: Tuberculose

Na última 6ª feira, dia 26/03/2010 tivemos uma conversa com a população sobre Tuberculose, na Igreja Nova Canaã, de responsabilidade do Pastor Manoel Lopes. A atividade foi realizada por Cristina Mello e Janine Henriques, estudantes do 4º Período de Enfermagem, por Silvana Conceição, Interna de Enfermagem e por Mariana Kede e Luiza Andrade, Internas de Medicina, todas do UNIFESO, sob supervisão da Enfermeira Hezil Rangel e do Médico Filipe Velasques.


A tuberculose é uma das doenças infecciosas documentadas desde mais longa data e que continua a afligir a Humanidade nos dias atuais. É causada pelo Mycobacterium tuberculosis. Todos os anos 60 milhões de pessoas são infectadas com tuberculose. Embora atualmente esta doença seja tratável, ainda mata anualmente 2.5 milhões de pessoas. Sem um controle muito mais eficaz, cerca de 1.5 bilhão de pessoas serão infectadas e 3.5 milhões morrerão de tuberculose até 2020. O Brasil é, segundo dados de 2010 do Ministério da Saúde, o 19º país com maior número de casos da doença.

Sintomas mais comuns

  • Tosse (por mais de 15 dias)
  • Febre (mais comumente ao entardecer)
  • Suores noturnos
  • Falta de apetite
  • Emagrecimento
  • Cansaço fácil

Dificuldade na respiração, eliminação de sangue e acúmulo de pus na pleura pulmonar são característicos em casos mais graves.

Diagnóstico

Uma avaliação médica completa para a tuberculose inclui um histórico médico, um exame físico, a baciloscopia, uma radiografia do tórax e culturas microbiológicas.

Prevenção

A imunização com vacina BCG dá entre 50% a 80% de resistência à doença.


Transmissão

A tuberculose é transmitida por gotículas aerossóis com a doença tuberculose ativa nos pulmões quando a pessoa tosse, fala, espirra, cospe ou canta. Contatos próximos (pessoas que têm contato frequente) têm alto risco de se infectarem. A transmissão ocorre somente a partir de pessoas com tuberculose infecciosa activa (e não de quem tem a doença latente).

fonte: Wikipedia


terça-feira, 23 de março de 2010

Portadores de doenças crônicas já são vacinados contra Gripe A em Teresópolis

Seguindo calendário do Ministério da Saúde, teve início em Teresópolis nesta última segunda, 22 de março, a segunda etapa da campanha de vacinação contra a Gripe A (H1N1). Nesta fase, que prossegue até o dia 2 de abril, deverão ser imunizadas pessoas portadoras de doenças crônicas (como diabetes, tuberculose, asma grave, câncer, AIDS e outras), com exceção dos idosos, que serão vacinados em outra fase da campanha. A imunização acontece diariamente das 8h30 às 16h. Basta apenas informar ao profissional da unidade de saúde qual é a doença que possui.

Em Teresópolis, gestantes (em qualquer período gestacional) e crianças maiores de seis meses e menores de dois anos serão vacinadas contra a Gripe A de 29 de março até o dia 7 de maio. Já na terceira etapa da campanha, que ocorrerá entre os dias 5 e 23 de abril, será imunizada a população de 20 a 29 anos. De 24 de abril a 7 de maio, receberão a vacina idosos com 60 anos ou mais portadores de doenças crônicas. Os demais idosos irão tomar a vacina contra a gripe comum. No período de 10 a 21 de maio, serão imunizados adultos de 30 a 39 anos.

Os cuidados com a higiene são extremamente necessários para evitar a transmissão da doença, como lavar as mãos com água e sabão frequentemente, em especial após tossir ou espirrar, e cobrir a boca e o nariz com lenço de papel sempre que espirrar ou tossir.

Por orientação do Ministério da Saúde, doadores de sangue que tomarem a vacina contra a Gripe A deverão aguardar até dois dias depois da imunização para fazer a doação.

fonte: Silvia Pimentel - Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Teresópolis