Com a chegada do inverno, as alergias respiratórias tendem a se agravar; entre elas, as principais são asma, rinite, sinusite e infecções das vias aéreas. As doenças alérgicas do aparelho respiratório são causadas, em sua grande maioria, por substâncias inaladas:
- poeira de casa;
- ácaros e seus resíduos;
- fungos (mofo);
- pelos e penas dos animais domésticos;
- resíduos de insetos, de alimentos e de tecidos existentes dentro de casa;
- poluição ambiental, fumaça e gases liberados pelos veículos.
A poeira de casa, por todos os seus componentes, é a substância que mais causa alergia no mundo todo e, por isso, é chamada de alergeno universal.

A alergia respiratória tem como característica fundamental uma inflamação da mucosa que forra internamente o nariz, os seios da face, a faringe, a laringe e os brônquios. Essa mucosa inflamada torna-se extremamente sensível e hiperreativa, reagindo ao frio, à umidade, às mudanças bruscas de temperatura, aos cheiros fortes (perfume, material de limpeza, tinta, produtos de higiene pessoal, maquiagem), fumaça de cigarro e de lixo queimado, além de todas as substâncias citadas acima.
Durante o inverno as casas são mantidas fechadas por mais tempo, recebem menos sol, o clima é mais frio e úmido e as pessoas saem menos de casa. Tudo isso deixa as pessoas mais vulneráveis e mais expostas a esses fatores. Por estas razões, há uma série de recomendações que se faz aos portadores de alergias respiratórias:
- retirar cortinas, tapetes e carpetes de casa;
- não fumar e não deixar que fumem dentro de casa;
- não usar agasalhos, gorros, cachecóis nem cobertores de lã (é melhor usar edredom e agasalhos de moletom);
- para a limpeza de casa, não usar vassoura, aspirador de pó ou espanador: deve-se usar pano úmido em todos os ambientes - piso, paredes, cozinha, banheiro e móveis;
- manter a casa sempre bem arejada (mesmo em dias frios) e abrir bem as janelas para o sol entrar em casa;
- lavar as roupas de cama semanalmente e botar para secar ao sol;
- colocar o colchão e os travesseiros ao sol, periodicamente.
Siga sempre estas recomendações! Cuidando bem de sua casa, você estará cuidando bem da sua saúde e da saúde da sua família. Se tiver dúvidas, entre em contato com sua Equipe de Saúde da Família, diariamente na Unidade Básica de Saúde da Família do Perpétuo.
Edição e postagem: Dr. Filipe Velasques - Médico da UBSF do Perpétuo
Texto adaptado do "Informativo ano 15 nº 24 - abril/2010" da Clínica de Alergia Dr. Oswaldo Fortes.
OBS: esta postagem não é uma propaganda e nem configura qualquer tipo de vínculo entre a referida clínica e/ou seu diretor e/ou seus funcionários com a UBSF do Perpétuo e/ou seus funcionários e/ou com a SMST.